A Pensapassos – Associação Casa do Povo de Penha Longa e Paços de Gaiolo vai inaugurar, no dia 19 de setembro, pelas 15:00, o Centro de Convívio nas instalações da antiga escola primária Prof. Marçal Grilo, em Fandinhães.
O projeto aguarda pelo reconhecimento da Segurança Social como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), e está vocacionado para apoiar a terceira idade.
“Foi em 1964 que 12 pessoas se uniram e tiveram a visão de que era preciso uma instituição destas nas freguesias de Paços de Gaiolo, Penha Longa e Sande. Naquela altura, começaram a fazer a sua coleta mas nunca chegaram a desenvolver o projeto de maneira a abrir portas”, diz o presidente da Pensapassos.
Carlos Correia afirma ter dado seguimento ao sonho daquela gente. “Tratamos de fazer o registo de IPSS para reconhecer a associação como tal, e o nosso objetivo é socorrer os mais velhos da freguesia, através da criação de um centro de dia e serviço de apoio domiciliário”.
O responsável reconhece que estes processos levam o seu tempo. Contudo, explica que é fundamental uma estrutura deste género na freguesia, onde o número de idosos é considerável.
“Começamos por abrir às quartas-feiras para ver como é que as pessoas aderem, e para já está a ser uma loucura. Só para se ter uma ideia, na semana passada juntamos 65 idosos num convívio”, salienta.
“Combater o isolamento das pessoas e proporcionar de convívio e de partilha de experiências” é o objetivo maior da Pensapassos que trabalha com recurso ao voluntariado.
O Centro de Convívio está a funcionar na antiga escola primária de Fandinhães. O edifício, cedido através de protocolo pela Câmara Municipal de Marco de Canaveses, foi alvo de obras de remodelação com o apoio da junta de freguesia de Penha Longa e Paços de Gaiolo.
Poderá consultar a noticia original clicando aqui